Política

Em Tóquio, Rui Moreira dá a conhecer ao mundo a importância da Cultura no Município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A convite da governadora de Tóquio, o presidente da Câmara do Porto encontra-se na capital japonesa, onde trouxe à tona a relevância que a Cultura assume na Invicta. Na conferência "SusHi Tech Tokyo – City Leaders Program", o autarca sentou-se lado a lado com homólogos de outras cidades, como Edimburgo, Nice e São Salvador, com quem refletiu sobre novas visões para o futuro.

Durante a conferência, que começou no dia 15 e termina nesta sexta-feira, 17 de maio, Rui Moreira realçou que, enquanto presidente, uma das suas maiores prioridades foi ampliar a dotação do orçamento da Cultura, por considerar que é essencial para o desenvolvimento da cidade.

"Um dos aspetos mais importantes na cidade é a Cultura", destacou o autarca da Invicta, notando que, nos últimos anos, e sob a sua alçada, o Município voltou a abrir as portas "dos museus e dos teatros".

"As pessoas usufruem da Cultura de forma gratuita", assinalou, depois de revelar, perante os homólogos e os restantes convidados, que o orçamento da cidade, neste âmbito, se situa na casa dos 5%.

O autarca descreveu ainda a cidade como "confortável" e "interessante" – uma conciliação que permite dar resposta às necessidades e exigências de todos os munícipes e visitantes, independentemente dos seus interesses ou faixa etária em que se posicionam.

"A minha mãe prefere uma cidade mais confortável, mas os meus filhos valorizam uma cidade mais interessante", explicou, dando a própria família como exemplo.

Turismo e habitação

O presidente da Câmara do Porto elevou ainda a importância do Turismo no desenvolvimento e construção das cidades, sublinhando que a chegada de visitantes à Invicta "é um ganho, não é uma invasão", e frisando que os residentes compreendem, cada vez mais, que "o Turismo é uma oportunidade".

Sem esquecer a importância da habitação nas cidades, e lembrando as dificuldades que os residentes estão a ter em conseguir ter acesso a rendas acessíveis, Rui Moreira desvendou um desejo para o futuro: "Espero que o meu sucessor continue o trabalho que está a ser feito", referindo-se ao programa Porto com Sentido, que, nos últimos três anos, já conseguiu disponibilizar, por via de subarrendamento, 300 habitações no mercado.

A conferência “SusHi Tech Tokyo – City Leaders Program” reúne, em Tóquio, no Japão, líderes das grandes metrópoles dos cinco continentes do mundo, para que possam refletir sobre a concretização de uma sociedade sustentável para o futuro.

Além disso, o encontro pretende aprofundar a ligação entre as diversas cidades mundiais, que podem, assim, articular a resolução de problemas comuns.