Turismo

Encontro para pensar o turismo focou-se nas pessoas que o trabalham todos os dias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O segundo Meet Up do Turismo do ano dedicou a atenção na construção e motivação de equipas de trabalho. Iniciativa da Câmara do Porto, em colaboração com a Associação Fórum Turismo, reuniu cerca de cinco dezenas de responsáveis do setor, na Galeria da Biodiversidade.

Na abertura do encontro, a vereadora do Turismo sublinhou a importância de "pôr o setor a dialogar, a partilhar ideias e a encontrar soluções, em conjunto, na perspetiva de superar os vários desafios que enfrenta".

"A par da aposta na qualificação e certificação da oferta, a qualidade na prestação do serviço é determinante para uma experiência turística de excelência", considera Catarina Santos Cunha.

Por isso, acrescenta, "equipas motivadas podem fazer a diferença, contribuindo, não apenas para a qualidade na prestação do serviço, mas para que o cliente retenha uma imagem positiva e regresse ao destino".

gco_meet_up_construir_motivar_equipa_trabalho_2024_03.jpg

Nesta sessão, participou, ainda, o fundador da Revenue Consulting, Tiago Santos, que considera a necessidade de "se valorizar os recursos humanos existentes e evitar a importação de mão-de-obra", num setor que requer uma cada vez mais alta qualificação e know-how.

"A motivação deve ser assumida como uma responsabilidade por parte do líder das equipas e, por isso, o colaborador deve receber um acompanhamento contínuo com o propósito de maximizar a evolução da sua performance", referiu.

A motivação do colaborador assenta numa comunicação aberta e clara por parte do líder”.

Também a fundadora e diretora da Amazing Evolution, Margarida Almeida, lembra que, "apesar de as tecnologias serem um auxílio, a gestão de uma empresa é feita de pessoas". Garantindo que, na sua empresa, "tratamos em primeiro lugar das pessoas que trabalham connosco, com uma equipa satélite destinada apenas a esse fim", a responsável acredita que "a motivação do colaborador assenta numa comunicação aberta e clara por parte do líder".

Diretora da Rooms Division, Carla Inácio defende que a paixão, a consistência e a empatia são os três pilares da motivação. "É muito importante liderar pelo exemplo e conhecer cada colaborador individualmente, as suas preferências e tentar ir ao seu encontro de forma equilibrada e justa", afirma.

gco_meet_up_construir_motivar_equipa_trabalho_2024_11.jpg

Para o diretor académico da Les Roches Marbella Global, Jon Loiti, "a motivação é um tema desafiante, uma vez que as pessoas numa equipa têm motivações e necessidades diferentes".

"A motivação de equipas começa com a formação e preparação dos líderes, para serem capazes de entender as necessidades individuais dos membros da equipa e assegurar respostas personalizadas", defendeu.

O próximo Meet Up vai acontecer em setembro e terá como tema "Apoios financeiros à contratação".