Urbanismo

Envolvente ao Ateliê António Carneiro já está em harmonia com o edifício museológico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois da intervenção de reabilitação no Ateliê António Carneiro, que permitiu entregar ao Museu do Porto um novo equipamento cultural, o Município concluiu, também, as obras na zona envolvente ao edifício museológico da década de 20 do século passado. O Gabinete do Espaço Público terminou, ainda, a empreitada na envolvente ao novo Campo Municipal do Outeiro.

A intervenção junto ao Ateliê António Carneiro, no Bonfim, visava a melhoria do espaço público na esquina entre a Rua de António Carneiro e a Avenida de Camilo, de forma a redesenhar a área exterior em harmonia com o edifício.

Incidiu na substituição do revestimento da faixa de rodagem, no alargamento e arborização da zona pedonal, assim como na melhoria da travessia de peões e renovação da sinalização horizontal e vertical e mobiliário urbano.

Tendo sido possível enterrar os equipamentos de recolha de resíduos sólidos urbanos, a mudança permitiu um aumento da visibilidade dos automobilistas sobre as passadeiras no local. Foi, igualmente, colocado um bicicletário na zona, agora mais alargada, do passeio junto à travessia para peões, do lado oposto ao Ateliê.

A intervenção representou um investimento municipal na ordem dos 63 mil euros.

O Gabinete do Espaço Público concluiu, também, a intervenção na envolvente ao novo Campo Municipal do Outeiro, em Paranhos. Obra na Rua Henrique de Sousa Reis, no troço entre o viaduto da A3 e a Rua da Fonte do Outeiro, visava a melhoria das acessibilidades pedonais, com a criação de novos percursos em ambos os lados da via e a contornar toda a área central ajardinada, que foi igualmente ampliada.

A empreitada permitiu a organização dos lugares de estacionamento e a melhoria do fluxo rodoviário, através da pavimentação da via e da execução de sinalização horizontal e vertical.

Ao todo, o investimento municipal foi superior a 270 mil euros.