Educação

Equipas do Ensino Secundário são desafiadas a responder a situações reais no 6.º Innovation Challenge

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Filipa Brito

A 6.ª edição do Innovation Challenge, uma competição entre equipas do ensino secundário, está marcada para a próxima sexta-feira, 16 de fevereiro. Ao longo do dia, a Escola Secundária Fontes Pereira de Melo é palco de uma dinâmica de trabalho que cruza inovação e criatividade com realidade global e capacidade empreendedora.

Realizada no âmbito do programa Porto de Futuro, a iniciativa resulta, desde a primeira edição, da parceria entre a Câmara do Porto e a Junior Achievement Portugal, organização sem fins lucrativos que inspira e prepara crianças e jovens para o sucesso na economia global.

O conceito Innovation Challenge assenta na capacidade de resolução, em apenas um dia, de um desafio concreto lançado às equipas. O desafio foca-se sempre em processos inovadores e criativos baseados em casos de negócio reais, com os quais as empresas têm que lidar no seu dia-a-dia.

Nesta edição estão inscritos 41 alunos de 9 escolas do ensino secundário da cidade do Porto. Num confronto saudável, vão ter de desenhar uma solução, uma ação concertada ou uma recomendação relativamente a um problema que identifiquem enquanto cidadãos europeus, no quadro da segurança, da migração, do emprego, da sustentabilidade ambiental e económica, da coesão social, da educação ou da prosperidade dos povos.

No final, as propostas das equipas serão avaliadas por um júri que integra o vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, e representantes de parceiros institucionais do projeto, designadamente, dos grupos empresariais Sonae, Super Bock, Cerealis e VdA - Vieira de Almeida.

As melhores performances de trabalho e soluções serão, naturalmente, reconhecidas: a Câmara do Porto oferece o 1.º prémio (um drone para cada um dos 5 alunos da equipa vencedora); a Sonae oferece o 2.º prémio (colunas de som) e o Super Bock Group o 3.º prémio (bilhetes para o festival Marés Vivas). 

Com o Innovation Challenge e através do princípio "learning by doing" (aprender fazendo), pretende-se que os alunos desenvolvam competências interpessoais e empreendedoras, espírito de iniciativa, habilidade para trabalhar em equipa e capacidade para resolver problemas, bem como para aprender a trabalhar com prazos reduzidos.