Educação

Escola de Artes celebra o teatro como lugar de educação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Por entre sessões de trabalho, debates, apresentações e convívios, a ACE Escola de Arte do Teatro do Bolhão celebrou os seis anos desde a primeira edição, a nível nacional, do Curso Básico de Teatro. Esta semana, o vereador da Educação juntou-se a professores e alunos no encontro nacional, que teve lugar no Teatro do Campo Alegre.

"A Educação tem um papel primordial na promoção da igualdade de oportunidades e de uma cultura democrática, livre e participada, contribuindo de forma muito marcada e direta para o desenvolvimento dos territórios e para a coesão social", sublinhou Fernando Paulo.

O vereador acredita na necessidade, cada vez maior, de "pessoas criativas, flexíveis, adaptáveis e inovadoras, capazes de participar ativamente nos vários aspetos da existência humana que esta formação artística é capaz de assegurar".

nmc_encontro_nacional_curso_basico_teatro_2024_07.jpg

O Curso Básico de Teatro começou por ser um projeto-piloto para o doutoramento de Sílvia Correia, implementado pela ACE Escola de Artes, entre 2017 e 2022, com o apoio financeiro de mecenas, como a Câmara do Porto. No encontro, o vereador da Educação enalteceu "a iniciativa, a determinação e a capacidade de concretização" da coordenadora.

"Agradeço a honra de nos terem desafiado e ter permitido que o Porto fizesse parte desta história que a todos deve orgulhar", disse Fernando Paulo, deixando a mensagem de que "juntos construímos uma cidade onde a educação, a arte e a criatividade, a inovação, a sustentabilidade e as ideias transformam para melhor o presente e garantem um futuro mais justo, mais coeso e mais feliz".

Dirigido a crianças do ensino básico, o curso funciona em regime integrado, articulado ou livre e assume o objetivo de preparar estudantes "com capacidades técnicas e conhecimento histórico e cultural, no âmbito de uma formação artística teatral", capacitando-os "para prosseguirem estudos a nível profissional, se assim o desejarem".