Urbanismo

Está aberto novo concurso público para a reabilitação de artérias no Bonfim

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto tem prevista a requalificação da Rua da Póvoa, entre a Rua Aires de Ornelas e a Rua Dom Agostinho de Jesus e Sousa, no âmbito do programa Rua Direita. Novo concurso público para intervenção que contempla, igualmente, a Travessa da Póvoa, a Calçada da Póvoa e a Rua do Monte do Tadeu, entre a Rua Santos Pousada e a Rua da Póvoa, já foi lançado.

Com um prazo de execução de 580 dias, a obra naquelas artérias no Bonfim procura ajustar as vias à realidade da sua evolução ao longo dos anos, de forma a melhorar as acessibilidades pedonais e viárias.

Serão instalados pavimentos táteis em todos os atravessamentos e colocadas papeleiras e outro mobiliário urbano em todos os arruamentos. A zona em causa passará ainda a ter pontos de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos.

O projeto prevê, igualmente, a renovação das redes de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais e telecomunicações, bem como a remodelação da rede de iluminação pública existente.

A entrega de propostas decorre até 27 de janeiro de 2024, na plataforma http://www.acingov.pt, e o valor base é de três milhões de euros.

Com um investimento municipal global de 29 milhões de euros, o Rua Direita visa chegar a arruamentos e zonas de menor destaque na cidade, mas com forte impacto e relevância na promoção da qualidade de vida dos portuenses.

Atualmente, o programa conta com 31 ruas em obras e 12 artérias já reabilitadas.

Condicionamento na Travessa da Quinta Amarela e a Rua de Nove de Julho

No âmbito do programa Rua Direita, o Município do Porto encontra-se já a reabilitar a Travessa da Quinta Amarela e a Rua de Nove de Julho. O avançar da intervenção vai obrigar, a partir do dia 11 de janeiro, ao condicionamento de trânsito e de estacionamento na primeira artéria e ao mesmo procedimento na segunda, mas apenas no troço compreendido entre a Rua da Constituição e a Rua de Egas Moniz.

Asseguradas estão, como habitualmente, a acessibilidade pedonal, as operações de cargas e descargas e os acessos às garagens, bem como a criação de condições de acesso em todas as situações de emergência.

Informações detalhadas sobre os próximos condicionamentos e todo o andamento da obra estão disponíveis na página da GO Porto ou através da Linha da Obra 228 339 303.