Sociedade

"Estamos Juntos" para ajudar a diminuir o isolamento da população sénior

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_idoso_casa.jpg

Filipa Brito

Implementado no início de 2023, o programa "Estamos Juntos" pretende chegar a cerca de 600 pessoas, até 2025, para que o envelhecimento seja uma das várias fases positivas da vida de cada pessoa. Através do serviço de teleassistência da Câmara Municipal do Porto pretende-se dar uma resposta de apoio a pessoas com mais de 65 anos, residentes no município, que se encontrem em comprovada situação de carência económica e isolamento social.

Trata-se de um serviço gratuito, disponível 24 horas/365 dias, que garante uma assistência em tempo útil em situações de emergência.

Através do uso de um equipamento de teleassistência, o programa permite o acompanhamento monitorizado dos aderentes, tanto dentro como fora de casa. Para além da componente tecnológica, é oferecido também apoio emocional, tentando-se, assim, minimizar a ausência de redes sociais de suporte e a inexistência de retaguarda familiar, contribuindo para a diminuição do sentimento de solidão não desejada e isolamento social.

Os interessados poderão entrar em contacto com os parceiros sinalizadores - juntas ou uniões de freguesia e Domus Social, que darão o apoio necessário à instrução do processo. Para mais informações poderá aceder aqui, contactar qualquer parceiro sinalizador ou contactar diretamente com o Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto pelo email dmcs@cm-porto.pt.

O Programa é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo Português e financiado pela União Europeia, através dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, enquadrado no programa "NextGenerationEU".