Desporto

Este domingo, o Douro volta a ser um rio de águas abertas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_porto_gaia_open_waters_2023_15.jpg

Andreia Merca

Já vai sendo uma tradição, depois de ter sido recuperada, em 2022, pela Associação de Natação do Norte de Portugal. No próximo domingo, o rio Douro é palco da terceira edição da "Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water", competição de natação, na disciplina de águas abertas.

A "Douro Bridges" é constituída por uma prova de quatro quilómetros, para as categorias de filiados, masters e triatlo. Tem início marcado para as 9h30. Os nadadores partem do Cais da Ribeira do Porto, seguem em direção à foz do rio, com chegada prevista para a Douro Marina, em Vila Nova de Gaia. A prova tem um tempo limite de 1h45.

Tiago Campos e Mafalda Rosa, do Clube de Natação de Rio Maior, venceram as duas edições anteriores. Esta prova integra o 17º Circuito Nacional de Águas Abertas, da Federação Portuguesa de Natação (FPN).

Uma prova com história

A vertente competitiva é exclusiva para atletas filiados, nas disciplinas de águas abertas (filiados AA e masters AA) ou triatlo (filiados triatlo), titulares de licença desportiva válida da Federação Portuguesa de Natação, da Federação de Triatlo de Portugal ou de outras federações suas congéneres filiadas da World Aquatics, European Aquatics, World Triathlon ou European Triathlon Union.

A "Douro Brigdes" é organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), pelas câmaras municipais do Porto e de Municipal de Vila Nova de Gaia.

Estreada em 2022 com grande sucesso, a "Douro Bridges Porto & Gaia Open Water" marcou o regresso ao Douro das provas de águas abertas, o que não acontecia há 43 anos. A Travessia do Porto a Nado, a mais emblemática de todas as provas que se realizou no rio, teve início em 1916 e a última edição decorrera em 1979.