Ambiente

Estratégia do Porto para o clima em destaque na rádio norte-americana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_Farol_Felgueira_por_sol_01.jpg

Miguel Nogueira

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, foi um dos convidados do podcast “Sea Change”, um programa semanal emitido pela rádio norte-americana NPR. No episódio “Cidades Costeiras para o Futuro”, o autarca explicou o que está a ser feito pela Município, de modo a gerir os efeitos das alterações climáticas, nomeadamente no que diz respeito à subida do nível do mar.

Como convidado do podcast "Sea Change", o vereador do Ambiente e da Transição Climática abordou alguns dos desafios da subida do nível do mar – um problema que afeta as cidades costeiras de todo o mundo.

Filipe Araújo falou sobre a necessidade de se demolir edifícios, que, estando situados junto à linha marítima, podem estar a colocar em risco a população. "Temos um problema que nunca tivemos antes. Temos que realocar habitações que precisam de ser demolidas, uma vez que, em situações de eventos extremos, causam problemas, deixando as pessoas numa situação de perigo", referiu o responsável pelo pelouro do Ambiente e da Transição Climática.

O autarca lembrou que o Município faz ainda "a gestão de 85 quilómetros de linhas de água", de modo a que, em situações de fenómenos extremos, isto não afete a vida da população.

Ajudar a consciencializar a população

O vice-presidente considera que ainda há uma parte da população que não faz uso das energias renováveis, como tal, defende que o poder local tem um papel de relevo tanto na consciencialização dos cidadãos, como na implementação de medidas que os ajudem a ser mais amigos do planeta.

Uma das estratégias da cidade passa por motivar a população a deixar os carros em casa e a deslocar-se nos transportes públicos disponíveis, explicou Filipe Araújo. "No Porto, as crianças e jovens da cidade podem andar em todos os transportes públicos, como o autocarro, metro ou comboio, sem pagar nada", revelou o autarca.

No episódio "Cidades Costeiras para o Futuro", Filipe Araújo teve como parceiros de conversa outros decisores políticos internacionais provenientes da Nigéria e EUA.

O podcast "Sea Change", uma produção da WWNO New Orleans Public Radio e da WRKF Baton Rouge Public Radio, venceu o prémio Edward R. Murrow.