Educação

Estudantes da Universidade do Porto veem reconhecido o seu trabalho voluntário

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_voluntariado_estudantil_01.JPG

DR

Os estudantes da Universidade do Porto (U.Porto), que colaboraram, ao longo do último ano letivo, na missão de combate ao insucesso e abandono escolar nas escolas do ensino básico da cidade, juntaram-se, recentemente, no Círculo Universitário do Porto, para partilhar a sua experiência.

O projeto "Voluntariado Estudantil - Combater o insucesso e o abandono escolar" contou com a participação de cerca de 70 estudantes da U.Porto e, entre aqueles que estiveram presentes neste encontro, era evidente a satisfação e o orgulho com que falaram dos alunos que acompanharam ao longo do ano letivo, da sua evolução, quer a nível académico quer a nível pessoal.

Os estudantes voluntários receberam a certificação do trabalho voluntário das mãos das coordenadoras do projeto nas escolas participantes: Escola Básica Augusto Gil, Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, Escola Básica e Secundária de Miragaia, Escola Básica Irene Lisboa e Escola Básica Eugénio de Andrade.

Os cerca de 80 alunos, do 2º e 3º ciclo do ensino básico, que foram acompanhados pelos estudantes voluntários, tiveram a oportunidade de contar, durante o ano letivo, com uma "irmã" ou um "irmão" mais velha/o. Este projeto não se encaixa em mais uma iniciativa de apoio ao estudo, que, apesar de estar presente no trabalho dos voluntários, aposta em criar nos alunos uma atitude positiva relativamente às suas capacidades e em valorizar socialmente a escola, atribuindo-lhe um sentido de utilidade e de vocação.

"Voluntariado Estudantil - Combater o insucesso e o abandono escolar" é uma iniciativa dinamizada pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto, em parceria com vários agrupamentos de escolas da cidade, com o objetivo de desafiar os estudantes universitários a ajudar alunos do ensino básico da cidade nos seus estudos, através de sessões tutoriais, ao longo de todo o ano letivo. O projeto já foi reconhecido – na categoria Ação de Voluntariado – pelo Prémio "Ser+R-VES e Fundação Santander".