Proteção Civil

Executivo municipal vota apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários Portuenses

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_aniversario_100_anos_bombeiros_voluntarios_portuenses_2024_05.jpg

DR

O Executivo municipal vota, na reunião privada da próxima segunda-feira, apoiar, com 60 mil euros, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Portuenses (AHBVP).

Na proposta, assinada pela vereadora dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo, é explicado que este apoio é concedido no âmbito da ação complementar de prestação de um serviço de socorro, mediante solicitação do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, na zona ocidental da cidade, bem como garantir serviços de emergência médica pré-hospitalar, no âmbito do protocolo com o INEM.

"Com efeito, mediante acionamento do Centro de Gestão Integrada (centro de coordenação operacional do Município do Porto), e em articulação com o Regimento de Sapadores de Bombeiros, sempre que a ocorrência o justifica, os operacionais dos Bombeiros Voluntários Portuenses intervêm, de imediato, contribuindo assim para o reforço da capacidade operacional de resposta, no âmbito da proteção e socorro existente na cidade", pode ler-se no documento.

A proposta assinala, ainda, que "esta disponibilidade permanente de serviço de socorro complementar, na área da proteção e socorro, representa uma atividade de relevante interesse municipal, que deverá apoiar". A AHBVP assume, ainda, todas as despesas necessárias para assegurar uma disponibilidade permanente de recursos humanos e materiais, 365 dias por ano.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Portuenses foi fundada a 9 de abril de 1924, tem quartel na freguesia de Ramalde e conta com um extenso palmarés, no qual se destaca o grau de Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração nacional. Comemorou, em abril passado, o primeiro centenário e já, em 2023, beneficiou de apoio municipal.