Sociedade

"Conversas com o INSA" coloca a saúde em primeiro lugar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Ao longo do segundo semestre de 2024, o Município do Porto e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promovem o "Ciclo de Conversas com o INSA", no âmbito do 125.º aniversário desta instituição de saúde, que se assinala este ano. A primeira destas "conversas" decorreu esta quarta-feira, na Casa do Infante, e contou com mais de meia centena de participantes.

O diálogo decorreu em torno do tema "Toxinfeções alimentares: prevenção em tempo de verão" e teve como convidada Margarida Saraiva, responsável técnica do Laboratório de Microbiologia do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

A vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Catarina Araújo, deu as boas-vindas aos participantes, sublinhando o papel que o Município do Porto está a desenvolver na promoção e apoio à investigação e educação na área da saúde, potenciando "parcerias institucionais, que visam a promoção da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos".

"O Plano Municipal de Saúde, ferramenta estratégica de gestão e desenvolvimento em matéria de saúde, é disso prova", acrescentou a responsável autárquica, recordando que um dos quatro eixos do documento, o da "Alimentação Equilibrada", tem vindo a trabalhar "a promoção de ambientes alimentares saudáveis, a sustentabilidade, a segurança alimentar e a capacitação dos cidadãos".

nmc_aniversario_instituto_ricardo_jorge_2024_05.jpg

A coordenadora da Unidade de Referência do DAN, que contempla, além do Laboratório de Microbiologia, os laboratórios de Química e de Materiais de Referência, chamou a atenção para o facto dos surtos de toxinfeção alimentar aumentarem, significativamente, durante o verão, devido às altas temperaturas que favorecem a proliferação de bactérias nos alimentos.

No entanto, a maioria desses surtos pode ser evitada através de boas práticas na manipulação dos alimentos. Medidas simples, como a correta higienização das mãos e utensílios, o armazenamento adequado dos alimentos e a confeção na temperatura correta, são essenciais para garantir a segurança alimentar.

Quando muitas pessoas iniciam o seu merecido período de férias, esta foi uma excelente oportunidade para ficar a saber mais sobre medidas simples de segurança alimentar, esclarecer dúvidas, ajudando e contribuindo para a prevenção da doença e proteção da saúde de todos, durante a estação mais quente do ano.

Próxima "conversa" será realizada dia 24 de setembro

Para além de Catarina Araújo, participou da moderação do debate Raquel Duarte, diretora do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (CSPGF), do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Encerrou a sessão o presidente do INSA, Fernando de Almeida.

Até ao final do ano, e com uma frequência mensal (a partir de setembro e até dezembro), o ciclo de conversas vai percorrer outros espaços da cidade (Porto Innovation Hub e Mercado do Bolhão, por exemplo), com outros temas à conversa, tais como "a qualidade do ar e do ambiente interior: avaliação, prevenção e impacto na saúde", "água (para consumo humano e outras utilizações): relação entre a sua qualidade química e microbiológica e a saúde" e "sistemas de vigilância do estado nutricional e tabela de composição alimentar: relevância na definição de estratégias de promoção de saúde na comunidade".

A próxima "Conversa com o INSA", já tem data, local e tema proposto: dia 24 setembro, no Porto Innovation Hub, será debatida a "Qualidade do Ar e do Ambiente Interior: avaliação, prevenção e o seu impacto na saúde".

nmc_aniversario_instituto_ricardo_jorge_2024_12.jpg