Sociedade

Executivo vota cedência de espaço em Paranhos para construção de creche

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Creche_primavera_benefica_previdente_01.JPG

DR

O Executivo vota, na reunião da próxima quarta-feira, a cedência de um espaço, na Ex-Escola 45, em Paranhos, à Associação para o Desenvolvimento de Atividades Relacionadas com a Solidariedade (ADARSOL) para a criação de uma creche. Apoio consubstancia-se num valor superior a 70 mil euros e deverá vigorar durante dois anos.

“A ADARSOL desenvolve um trabalho relevante para a cidade, reconhecido pelos parceiros, com a preocupação de melhorar continuamente a qualidade sua intervenção”, sustenta a proposta, assinada pelos vereadores da Coesão Social, Fernando Paulo, e das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente, que assumem como “pertinente a cedência do imóvel municipal”.

O interesse público evidenciado permite que o Município ceda o gozo deste espaço, no rés-do-chão do imóvel, mediante uma contrapartida financeira simbólica. Assim, a proposta é para que o apoio se consubstancie no valor total de 70.572 euros, correspondente à diferença entre o valor mensal da renda devida e a contrapartida financeira definida de 50 euros mensais.

A ADARSOL desenvolve valências sociais de creche desde 1983 e centro de convívio desde 2015, tendo como missão a promoção da “adequação das respostas sociais às necessidades e expetativas dos indivíduos enquanto sujeitos participativos no processo de intervenção social, através de iniciativas inovadoras, agregadoras e potenciadoras de impacto social positivo com vista à melhoria da qualidade de vida da comunidade”.

No final do ano passado, o Executivo já havia concordado em ceder um outro piso daquele espaço, na Rua do Tâmega, ao i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto.

Atualização: a proposta foi aprovada por unanimidade.