Educação

Exposição "Oficina do Artesão" visita escolas da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Na exposição “Oficina do Artesão” todas as peças são concebidas com recurso a materiais reciclados. O objetivo é sensibilizar para a economia circular, para além de promover o ofício do artesão português, mensagens levadas até ao público infantil.

A Câmara do Porto convidou, assim, três escolas do 1.º Ciclo a receberem a “Oficina do Artesão”, com montagem da vitrinista Carina Constantino e do designer Diego Cambea. A viagem iniciou-se pela Escola Básica das Flores, na segunda-feira, contando com as presenças do vereador da Educação, Fernando Paulo, e do vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente.

Os mais novos tiveram oportunidade de conhecer os artesãos Fernando Fernandes, Rui Raimundo e Augusto Rocha e contactar de perto com as peças construídas com recurso a pedaços de metal, restos de lã, fios elétricos, pequenos pedaços de madeira, desperdícios de couro, pequenas peças de xisto, rolhas usadas, restos de cortiça, entre outros.

A mostra, composta por 22 peças, visitou, também, as escolas básicas da Lomba (presença dos artesãos João Moreira, Alfredo Rangel e José Casanova) e do Falcão (presença dos artesãos Celeste Carvalho, Maria Adosinda Oliveira e Maria Helena Terra).

A exposição resulta de um desafio lançado pelo Gabinete de Feiras e Mercados do Município aos artesãos, no contexto da iniciativa “Oficina do Artesão” e tendo como mote "Feito no Porto".