Sociedade

FAP lança o primeiro "think tank" liderado por jovens em Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Federação Académica do Porto (FAP) comemorou o seu 35.º aniversário a 8 de julho, numa cerimónia no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. A celebração, na qual o Município esteve representado pela vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, ficou marcada pelo lançamento do think tank da FAP – o primeiro em Portugal composto exclusivamente por jovens.

No evento, foi apresentado o think tank da FAP, "Pensar (N)a Academia", que tem como objetivo formular propostas de políticas públicas em Portugal. O projeto pioneiro é formado por oito jovens, que, com base na investigação, pretendem refletir sobre as necessidades dos estudantes do ensino superior, apresentando resultados que reflitam sobre o panorama nacional.

"O espírito crítico e construtivo, que a FAP sempre aportou em todos os domínios de atuação, constituíram avanços significativos para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes na cidade que os acolhe de braços abertos, para que tenham condições mais adequadas para aprender e realizar os seus sonhos", evidenciou a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Sem esquecer "os desafios com que os estudantes do Ensino Superior se deparam", a autarca salientou que o Porto "não ignora que um dos principais problemas se relaciona com o do acesso a alojamento e, mesmo não sendo esta uma competência do Município, ouvimos a FAP, não ficamos de braços cruzados e não nos resignamos".

Como tal, Catarina Araújo lembrou ainda que, em conjunto, a Câmara e a FAP desenharam "um projeto inovador no país: uma residência universitária, num imóvel construído pelo Município do Porto e colocado à disposição da FAP para ser gerida por estudantes para os estudantes".

Durante a cerimónia, o presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes, entregou ao Jornal de Notícias o galardão de mérito Diogo Vasconcelos, nome do homem que há 35 fundou a instituição.

"Mesmo nos períodos mais conturbados, tem sido um bastião da informação, comprometido com a missão de informar e assegurar a liberdade e pluralidade informativa", destacou Francisco Porto Fernandes, referindo-se ao jornal.

O evento contou ainda com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.