Cultura

Festival de circo lança bolsa de criação para a próxima edição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

trengo_01.jpg

Susana Chicó

Até 20 de outubro estão abertas as candidaturas à Bolsa de Criação do Festival Trengo 24. Podem concorrer artistas e companhias com espetáculos de circo em construção com estreia prevista no próximo ano.

O festival, idealizado, coordenado e produzido pela companhia Erva Daninha, com o apoio da Ágora e do Teatro Municipal do Porto, já prepara a edição de 2024. Com apresentações previstas em espaço público entre os dias 25 e 30 de junho, o TRENGO – Festival de Circo do Porto lança agora uma bolsa de criação para a inclusão de um espetáculo em estreia no cartaz, que contará com duas apresentações ao longo dessa semana de espetáculos.

O Trengo oferece assim apoio de 4 mil euros, residências artísticas e apoio técnico. Até 20 de outubro, os interessados devem enviar as suas candidaturas através de formulário próprio e não precisam necessariamente de ser artistas da cidade, já que a bolsa tem um caráter nacional e internacional.

O Festival de Circo do Porto é já um marco do calendário cultural da cidade, sendo palco para jovens artistas e a espaço para a confirmação de companhias e nomes mais reconhecidos. A Cia Nordestiny’s foi a vencedora da Bolsa de Criação da edição de 2023 e apresentou o espetáculo ÁRIA no Parque do Covelo.

Toda a informação sobre a Bolsa de Criação pode ser encontrada está disponível aqui.