Cultura

Festival Trengo procura espetáculos criados ou dirigidos por mulheres

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_trengo_festival_de_circo.jpg

DR

Diálogos é o nome da secção programática que a nona edição do Trengo vai dedicar às criadoras de circo contemporâneo no espaço ibero-americano. O festival portuense busca, por isso, obras de mulheres para reivindicar o papel do feminino no setor.

A iniciativa, suportada pelo Fundo de Apoio às Artes Cénicas Ibero-Americanas Iberescena, irá selecionar três espetáculos dos países abrangidos pela entidade: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Cada projeto terá duas apresentações no festival, entre 25 e 30 de junho.

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, o Trengo pretende reforçar uma das marcas da data: a afirmação da cultura e da criação artística como expressão de liberdade e ferramenta fundamental da democracia. A mulher surge então "enquanto símbolo de liberdade e revolução, de afirmação de igualdade de direitos e oportunidades", explica a organização.

Todos os detalhes relativos a esta convocatória estão disponíveis nesta ligação.

O Trengo é um festival organizado pela companhia de circo Erva Daninha, no Porto, desde 2016, sempre com o apoio da Câmara do Porto, através da Ágora. Tem as novas linguagens do circo como fator comum a toda a programação e mantém uma relação forte com jovens criadores.