Ambiente

Filipe Araújo escolhido para o Grupo Consultivo de Presidentes da Câmara da "Missão Cidades"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_RE_esquentadores_2024_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, foi escolhido para integrar o Grupo Consultivo de Presidentes de Câmara da Missão das Cidades (Cities Mayors Mission Advisory Group), fazendo com que o Porto seja a única cidade portuguesa nesse leque restrito de 17 cidades europeias.

Esta nomeação surge através de uma "call" lançada pela NetZeroCities – plataforma que gere a Missão Europeia das 100 Cidades Inteligentes e Neutras em Carbono até 2030 – para manifestação de interesse para a adesão a este núcleo restrito.

A seleção de Filipe Araújo, também responsável pela pasta do Ambiente e Transição Climática, reforça a voz e o pioneirismo do Porto na área da sustentabilidade, num claro reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município, com especial destaque para o Pacto do Porto para o Clima.

Compromissos partilhados com a CE

O Grupo Consultivo de Presidentes de Câmara da Missão das Cidades reúne 17 representantes (15 da UE) e servirá como uma plataforma dinâmica das cidades líderes na descarbonização na ligação com a Comissão Europeia e a Plataforma da Missão.

Composto por representantes políticos de algumas das 112 cidades da Missão, a principal função deste órgão é a de fornecer aconselhamento estratégico e feedback sobre as atividades da plataforma. Esta colaboração desempenhará um papel crucial no aprofundamento dos compromissos partilhados entre as cidades da Missão e a Comissão Europeia, reforçando os seus esforços conjuntos para alcançar os objetivos do projeto.

Integram este núcleo, entre outras, congéneres da União Europeia, nomeadamente Atenas, Estocolmo, Munique, Varsóvia e Tampere.