Cultura

Filmes do Norte de Portugal estreiam na Quinzena dos Cineastas em Cannes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Três curtas-metragens filmadas no Norte de Portugal serão apresentadas, em estreia mundial, na Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes, esta quarta-feira, dia 17 de maio. Os filmes foram desenvolvidos por duplas de cineastas emergentes — André Guiomar e Mya Kaplan, Mário Macedo e Dornaz Hajiha, e Mariana Bártolo e García López — no âmbito do programa La Factory des Cinéastes.

Esta residência artística, que acontece anualmente com o objetivo de estimular encontros cinematográficos e promover novos talentos, decorreu no Norte do país, desafiando duplas compostas por um cineasta local e um cineasta estrangeiro a filmarem curtas-metragens naquela região. As rodagens passaram pelo Porto, Guimarães, Matosinhos, Famalicão e Rio Tinto e contaram com o apoio de técnicos locais e das produtoras Bando à Parte e DW Production.

André Guiomar e Mya Kaplan (Israel) realizaram "O Espinho", filme que acompanha Téo, um adolescente lunar que desenvolve uma relação espiritual com o novo pároco da sua aldeia rural. Com realização de Mário Macedo e Dornaz Hajiha (Irão), "Maria” é a história de uma trabalhadora de uma fábrica de metal, diariamente oprimida pela violência dos homens. Já “As Gaivotas Cortam o Céu”, de Mariana Bártolo e García López (Espanha), conta a história de Clara, proprietária de um bar de pescadores, e Raquel, empregada em navios de cruzeiro, numa atmosfera marcada pelas greves sindicais no porto de pesca do Porto.

Além da apresentação das curtas-metragens (a 17 de maio, às 16h30), durante o festival os cineastas terão a oportunidade de partilhar com membros da indústria internacional as suas filmografias e um projeto de longa-metragem em desenvolvimento.

O programa é apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, RTP, Filmaporto – film commission, câmaras municipais do Porto e Guimarães, CCDR-N Norte e União Europeia.

A estreia nacional dos filmes está prevista para a próxima edição do Curtas Vila do Conde, em julho.