Ambiente

Fim de semana colorido com as camélias em destaque no Parque de São Roque

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O renovado Parque de São Roque acolheu, no fim de semana, a 27.ª Exposição de Camélias do Porto, uma iniciativa da Câmara do Porto e da Associação Portuguesa das Camélias, em parceria com a Casa São Roque. Milhares de pessoas puderam apreciar aquela que é considerada a “flor de inverno”, numa iniciativa que conjugou a tradicional exposição, atuações musicais e visita a um mercado com flores e produtos artesanais alusivos às camélias.

O bom tempo que se fez sentir no sábado à tarde permitiu que portuenses e muitos turistas se reencontrassem com a flor que a cidade recebeu como sua, logo nos primeiros anos do século XIX. De amantes da jardinagem a meros curiosos, de moradores da zona a turistas de origens longínquas, de seniores e bebés de colo, todos usufruíram dos eventos que preencheram os vários patamares do parque, desde a majestosa Casa São Roque, em baixo, até ao topo, onde decorreu a mostra floral.

Fosse a relaxar junto aos lagos, a percorrer o célebre labirinto ou a entreter-se com piqueniques e brincadeiras, muitos aproveitaram a exposição para (re)descobrir este espaço verde da zona oriental da cidade e a flor que a todos uniu. "Temos cerca de três mil exemplares de camélias espalhados pela cidade. Só neste parque existem mais de 200 espécies", referiu o vice-presidente e vereador do Ambiente, Filipe Araújo.

Prémios para as melhores "flores de inverno"

Numa tenda gigante foram expostas as flores participantes no concurso de camélias deste ano, com exemplares de rara beleza e grande variedade de formas, cores e tonalidades. A cerimónia de consagração dos melhores exemplares em prova e entrega de prémios contou com as presenças do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do vice-presidente e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, e da vereadora da Qualidade de Vida, Catarina Araújo.

O prémio para "A Melhor Camélia de Origem Portuguesa" foi entregue à Camélia Park Flavius, com a Camellia reticulata "António Assunção". O segundo lugar foi atribuído ao Viveiro das Camélias, com a Camellia japonica "Tama Real". Já o prémio para a "Melhor Camélia" foi entregue à Casa do Casal, com a Camellia japonica "Maria do Sameiro". Maria Theodora, Casa de Santa Maria, com a Camellia japonica "Nuccio's Jewel Pink" obteve o segundo lugar. Por fim, o prémio para "Melhor Ornamentação/Arranjo floral" foi obtido pela Casa de Juste & Casa do Conde de Riba D'Ave.

Para além do concurso, e durante os dois dias, o Parque de São Roque foi palco de muita animação (uma exposição, atuações musicais, um mercado com flores e produtos artesanais alusivos às camélias, oficinas infantis, visitas guiadas e animação itinerante).

O reencontro dos portuenses e de muitos turistas com a flor que a cidade recebeu como sua, logo nos primeiros anos do século XIX, teve, este ano, o seu epicentro num dos parques mais icónicos da cidade, mas as iniciativas espalharam-se por vários locais, tornando esta a "cidade das camélias".