Cultura

FITEI leva o poder revolucionário da ternura ao palco do Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

CAPA_RIVOLI_1 2.jpg

Nesta quinta-feira, dia 23 de maio, é apresentado "A possibilidade de Ternura", de La Re-Sentida, no Rivoli, no âmbito do FITEI – Festival Internacional de Expressão Ibérica. Um espetáculo que se debruça sobre o patriarcado e as novas masculinidades, na voz de sete adolescentes.

Na segunda semana de FITEI, chega uma nova estreia nacional da companhia chilena La Re-Sentida, que sobe ao palco do Rivoli, às 21h30. Em palco estão sete jovens, entre os 13 e os 17 anos de idade, que abordam o tema da construção da sua própria masculinidade, numa sociedade onde lhes é imposto que sejam agressivos e autoritários. Enfrentam o medo de serem marginalizados e abrem-se à possibilidade da demonstração de afeto, num contexto social em que o domínio do homem é imposto pela violência sistemática.

O leque de temas abordados pela peça é variado e vai desde a sensibilidade dos adolescentes, a fragilidade, a afetividade e o seu cuidado numa sociedade que os questiona permanentemente, até à frustração de repetir dinâmicas agressivas sem intenção, culminando na esperança de uma mudança coletiva.

Esta peça é escrita e dirigida por Marco Leyera e Carolina de la Maza e recorre à voz de sete adolescentes que também participaram no processo de criação e de encenação. O trabalho parece, à primeira vista, uma exploração da masculinidade, mas acaba por ser uma interpelação à empatia e sensibilidade do público.

Toda a programação do FITEI no Teatro Municipal do Porto e mais informação disponível aqui.