Economia

Fórum do Comércio do Porto realiza-se esta quarta e quinta-feira no Palácio da Bolsa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_ribeira_turismo.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto vai realizar, esta quarta e quinta-feira, o primeiro Fórum do Comércio, destinado a comerciantes locais, empreendedores internacionais, associações setoriais, agentes de políticas públicas e consumidores. Entre os oradores convidados participam Francesc Povedano, coordenador de Comércio, Restauração e Mercados no Ajuntamento de Barcelona, Mónica Soares, consultora e parceira estratégica da MCF Portugal, e Manuel Heredia Perez, diretor geral da área de Comércio e Consumo do Governo Regional da Galiza. O programa integra ainda visitas guiadas a estabelecimentos comerciais icónicos da cidade e oficinas temáticas.

Durante o evento, subordinado ao tema "A experiência de consumo", serão apresentadas as melhores práticas nacionais e internacionais de inovação e digitalização do comércio local, conversas com os mais experientes e os mais recém-chegados comerciantes do Porto, trabalho em equipa e visitas exclusivas às lojas do coração dos portuenses, colocando o consumidor no centro do debate das políticas de desenvolvimento do setor.

A abertura do fórum, que decorre no Palácio da Bolsa, está marcada para esta quarta-feira, dia 22, às 9h30, e contará com a presença do vereador das Atividades Económicas, Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

Seguem-se os debates, sob o prisma das "boas práticas (inter)nacionais", com moderação de Catarina Portas, empreendedora e responsável por lançar a marca "Uma Casa Portuguesa", em 2004. O primeiro – “O papel do comércio de proximidade para um urbanismo de proximidade” – contará com a presença de Francesc Povedano, coordenador de Comércio, Restauração e Mercados do Município de Barcelona. Os trabalhos continuam com “O comércio local nas plataformas globais” e contam com Mónica Soares, consultora e parceira da MCF Consulting, e “Digitalização da experiência de consumo”, com Manuel Heredia Perez, diretor geral de Comércio e Consumo do Governo Regional da Galiza.

Ainda no primeiro dia, e na programação paralela ao fórum, vão realizar-se visitas à Chocolataria Equador, guiadas por duas crianças: Lucas e Gabriel, à loja Ferragens Fermoura, guiada pela ilustradora Ana Aragão, e à Araújo & Sobrinho, pela escritora Minês Castanheira.

Boas práticas de desenvolvimento local

O segundo dia será marcado pelas "conversas entre quem faz e quem pensa o comércio", com moderação de Pedro Araújo, editor-executivo-adjunto do Jornal de Notícias. O primeiro debate – "Acolher no digital" –, conta com a presença de Mané Pupo, CEO&Founder Rosa Malva, e Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp. Segue-se "Capacitar para acolher", com Rafael Tonon, jornalista gastronómico, e Ana Mestre, diretora da Escola de Comércio do Porto, e "Acolhimento como marca", com Francisco Brito Passos, gerente d’ A Regaleira, e Carlos Brito, professor da Faculdade de Economia do Porto (FEP).

Haverá oficinas temáticas – "Acolher no digital", "Capacitar para acolher", "Acolhimento como marca de negócio" e "Acolhimento como marca de cidade" – e a apresentação de vídeos promocionais visitas às lojas. O encerramento do fórum será feito pelo vereador das Atividades Económicas, Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

Com o lançamento desta iniciativa, o Município do Porto pretende, anualmente, apresentar boas práticas de desenvolvimento local, por via do comércio, fomentar a troca de conhecimentos entre agentes económicos, estimular o networking com outras cidades e parceiros internacionais com práticas inovadoras na área do comércio e incrementar a notoriedade do comércio de proximidade do Porto junto de media, centros urbanos de referência e instituições de ensino e formação.

Todas as atividades são de acesso gratuito, mediante inscrição prévia aqui.