Sociedade

Freguesia de Campanhã tem um novo mural pintado a várias mãos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Nasceu uma “horta comunitária” desenhada a céu aberto pelos utentes da Associação de Educação e Desenvolvimento Social (AEDS), em Campanhã. Durante as últimas semanas, o artista Heitor Corrêa (com a ajuda dos artistas Marcelo Clapp e Pedro Dalai) dinamizou a realização de um novo mural, que faz agora parte do Programa de Arte Urbana do Porto, implementado pela Câmara do Porto e desenvolvido pela Ágora.

A partir dos sonhos ou memórias de um subconsciente mais ativo, os utentes foram convocados a colocar no papel o que lhes lembrava o “trabalho na horta”.

Depois das várias oficinas realizadas ao longo das últimas semanas com os utentes da AEDS, na sua maioria jovens adultos portadores de transtornos e patologias mentais, chegou-se a um grande desenho que remetia para a horta, numa referência direta à oficina de plantação e jardinagem desenvolvida nas semanas anteriores.

O trabalho, intitulado “Vamos às Couves?”, constitui um espaço que dá total autonomia e liberdade de expressão dos 10 jovens participantes, ajudando a quebrar preconceitos sobre patologias mentais.

Heitor Corrêa é artista visual, ilustrador e educador natural do Rio de Janeiro, no Brasil. Mudou-se em 2016 para Portugal, para dar continuidade ao estudo de Pintura na Faculdade de Belas Artes na Universidade do Porto, cidade onde reside.