Cultura

Galeria Municipal do Porto inaugura nova exposição com obras de Joan Jonas e Maria Paz

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A rentrée da Galeria Municipal acontece neste sábado, 16 de setembro, às 18h00, com um projeto expositivo intitulado “Dueto”. A curadoria é de Filipa Ramos.

A ideia surgiu de uma visita de Filipa Ramos ao atelier de Maria Paz, em Lisboa. Surpreendida pela qualidade do trabalho da jovem artista, a curadora perguntou-lhe com quem gostaria de fazer uma exposição conjunta, cuja resposta foi Joan Jonas.

Nascida em 1936, em Nova Iorque, Joan Jonas dispensa apresentações. Artista consagrada, a sua obra continua a ser referência para a produção de arte das últimas cinco décadas, abrangendo o vídeo, performance, instalação, texto e escultura. Maria Paz nasceu no Porto em 1998 e tem vindo a explorar a cerâmica como prática recorrente, cruzando outros meios, como a pintura ou o desenho, procurando explorar as possibilidades de representação e emancipação do corpo.

Assim surge Dueto, uma exposição conjunta de duas artistas de contextos e gerações distintas, que revelarão as suas investigações comuns em formas, cores e materiais.

Patente até dia 19 de novembro, o projeto contará, ainda, com um programa público. No dia 17, no domingo a seguir à inauguração, pelas 11h00, a curadora Filipa Ramos fará uma visita guiada à exposição, que se repete nos dois primeiros sábados de cada mês (a 7 de outubro e 4 de novembro, às 18h00).

Já a 4 de novembro, a artista Maria Paiz apresenta “Ba-Du-Ba”, oficina que realizará para crianças entre os 4 e os 10 anos.

Toda a informação pode ser consultada no site da Galeria, em www.galeriamunicipaldoporto.pt.