Cultura

Há para visitar na maior igreja do Porto um espólio nunca antes aberto ao público

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_experience_trindade_porto_2023_11.jpg

Guilherme Costa Oliveira

"Herdeira de uma longa história que remonta ao século XI, tempo das cruzadas e da constituição do reino de Portugal, a Ordem Terceira da Trindade participou no movimento de transformação da cidade medieval em urbe moderna, definindo e consolidando uma nova centralidade no Porto". Depois de obras no edifício, mostra, agora, ao público todo esse espólio constituído por peças icónicas, como paramentos, custódias e pratas de cariz religioso.

São três os circuitos do Experience Trindade. O primeiro, o da Igreja, apresenta uma cronologia museográfica que mostra a Ordem da Trindade desde o século XI até aos dias atuais, focando-se na contextualização da história universal e local.

Já o circuito da Ordem permite uma visita à maior igreja do Porto, às salas do edifício setecentista contíguo, cofre, escadarias e salão nobre, coro alto e galeria. Estes espaços foram adaptados para expor o espólio da Ordem, segundo critérios museológicos.

Por fim, o circuito Full Experience inclui visita à Igreja, a todos os espaços do edifício, e ainda à torre sineira e aos terraços. No percurso da torre sineira é desvendado mais sobre a narrativa dos cativos e detalhes arquitetónicos dos bastidores do templo. Lá do alto, é possível ver o Porto de um ângulo até agora desconhecido.

Aquando do início desta Experience Trindade, o presidente da Câmara do Porto sublinhou como "a memória histórica da Ordem da Trindade nos permite compreender melhor o processo de construção e afirmação do Porto".

Para Rui Moreira, é mesmo "um dever cívico partilhar com a comunidade o património material e imaterial das instituições, tendo em vista o desenvolvimento cultural do país".