Educação

“Hora do Brincar” convida alunos a divertirem-se em atividades ao ar livre

  • Notícia

    Notícia

O Município aderiu à iniciativa “Hora do Brincar”, convidando centenas de alunos portuenses a realizarem atividades no espaço exterior das suas escolas. A ação decorreu no seguimento do Dia Internacional do Brincar, celebrado a 11 de junho por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Porto, a “Hora do Brincar” foi assinalada em 23 escolas da rede pública, durante o horário atribuído às Atividades de Animação e Apoio ao Estudo. A iniciativa abrangeu cerca de 800 crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, que foram desafiadas a realizar brincadeiras no espaço exterior da escola.

A ação – que convida as crianças a brincarem livremente no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permita o contacto com a natureza –, serviu de catalisador para a sensibilização da comunidade, das organizações e do poder governativo para a necessidade do desenvolvimento de ações e políticas que promovam, preservem e protejam o Brincar como uma necessidade biológica e um direito fundamental.

Como membro ativo da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), o Município do Porto juntou-se à iniciativa “Hora do Brincar”, desafio lançado pelo Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora” da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

A nível nacional, 54 municípios aderiram à “Hora do Brincar”, com o objetivo de garantir que quase duas centenas de milhares de crianças brincassem em simultâneo, colocando a Rede Territorial Portuguesa numa posição de destaque na defesa desta causa e na comemoração deste dia.