Inovação

Ideias para inovar Bombarda prontas a sair de laboratório comunitário

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_inauguracoes_miguel_bombarda_2021_23.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Termina neste sábado o programa que transformou o Quarteirão Bombarda num laboratório de inovação aberto, com a comunidade local como pano de fundo. Vencedor do Bombarda Digital Lab, o concurso de ideias apoiado pela Convocatória Aberta para a Promoção da Inovação e Transição Digital, é conhecido este sábado.

Ao fim de mais de 26 horas de educação não formal, este programa criativo, aberto e lúdico equipou mais de 50 pessoas com competências de inovação, introduzindo-as a novas tecnologias, plataformas e softwares digitais, desde aplicações low ou no code, realidade aumentada, inteligência artificial, entre outras - que pudessem funcionar como extensões digitais úteis para dinamizar e promover as qualidades e recursos do Quarteirão Criativo.

A presidente da associação, Tânia Santos, explica que "houve aqui um duplo objetivo: o de transferir metodologias de pensamento que nos levem à criação de ideias verdadeiramente novas para desafios reais, e o de explorar as atuais ferramentas digitais ao nosso dispor para adicionar valor a experiências físicas - como a de melhor explorar e navegar num quarteirão, num bairro ou numa cidade".

O Bombarda Digital Lab envolveu cerca de 140 pessoas, entre participações online e presenciais, entre os 22 e os 70 anos, com ou sem experiência nestas temáticas.

Nas palavras da responsável do Quarteirão Criativo, "há muita futilidade da ampla utilização do digital". Por isso, a intenção da iniciativa, afirma Tânia Santos, "não é tanto a geração efetiva de aplicações ou produtos finais, mas aprendermos com o processo, sermos sensibilizados para o foco nos utilizadores e a noção das potencialidades que o digital nos oferece".

"A ideia é que Bombarda seja encarado como um laboratório vivo, um local para se testarem ideias e onde a comunidade local é envolvida nessa experimentação", refere.

A apresentação das ideias está marcada para as 16 horas, no Canal 180, Quarteirão Bombarda.