Cultura

Inaugurações Simultâneas de Bombarda com edição especial de Natal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

nc_bombarda_nov_2023_01.jpg

Nuno Coelho

Este sábado, dia 16, entre as 15 e as 19 horas, o quarteirão das artes volta a convocar a população para uma tarde com nuances natalícias, onde não vão faltar animação, música, oficinas criativas, uma mostra de edições alternativas, publicações próprias e independentes com curadoria da "Zine Fest PT", a apresentação da terceira edição da "Aguça" e um espetáculo itinerante. A participação é livre.

A celebração da quadra natalícia irá morar no Quarteirão de Bombarda, com múltiplas atividades de acesso livre e gratuito e animação cultural programada pela empresa municipal Ágora.

Na Rua de Miguel Bombarda (na zona pedonal que cruza com a Rua da Boa Nova) além do som do DJ set Pimbaú (vulgo, tirar o pimba do baú), haverá uma oficina própria para "massajar a imaginação". O repto é dado pela ilustradora e designer de comunicação portuense, Catarina Gomes. Esta atividade visa descobrir vários tipos de desenhos, através de exercícios desafiantes e criativos. No final, cada participante levará um caderno com todos os desenhos realizados.

Na mesma rua, o público será convidado a participar numa conversa informal, moderada pela coordenadora editorial Inês Caldas (Incalma), a propósito da apresentação do terceiro número da "Aguça", publicação independente dedicada à ilustração e às artes gráficas e que, nesta edição, parte da palavra "fobias", para refletir sobre o medo, a contaminação e o preconceito — dentro e fora dos limites do desenho.

Na zona pedonal que cruza com a Rua de Cedofeita decorrerá, entre as 15 e as 19 horas, a oficina de ilustração e colagem "Cortes e recortes, liberdade para imaginar um planeta novo", orientada por Bárbara R. Esta atividade é gratuita e destina-se a famílias e a todos os que queiram participar.

Animação com grupo musical de palhaços

No mesmo horário, mas no Largo da Maternidade de Júlio Dinis, irá habitar uma mostra de edições alternativas, artefactos da cultura do "faça você mesmo", publicações próprias e independentes. Esta mostra inclui as oficinas criativas "Desenhar com Linha", orientada pela artista visual Paula Craft, e a "Árvore Bombástica", pela designer de estamparia Thaís Mendonça, em parceria com o "Zine Fest PT". Por lá também far-se-á ouvir um DJ Set de Bent.

E porque Bombarda evoca à participação de todos, a União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos convidou a comunidade, membros, coletividades e entidades locais para transformar duas árvores públicas num espetáculo de luzes, cores e criatividade alusivo à época natalícia.

Por Bombarda e pelo Largo da Maternidade de Júlio Dinis, um grupo musical de palhaços vão interpretar temas de 1910 e 1920, num espetáculo itinerante denominado "Orquestrina", assinado pela Seistopeia, onde convivem as linguagens circenses e os instrumentos musicais como o contrabaixo, violino, guitarra, acordeão, washboard e pequenas percussões.

A imagem do cartaz desta edição é um trabalho original da designer e ilustradora Catarina Gomes. No tipo de letra foi mantida a parceria com o Colönia Studio. Refira-se que a 17.ª edição das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda – Porto Art District está marcada para 20 de janeiro.