Cultura

Inscrições para o curso Raiz Fasciculada decorrem até sexta-feira

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

João_Pereira_raiz_faisculada_leituras.JPG

João Pereira

Estão abertas, até sexta-feira, as inscrições para o curso Raiz Fasciculada, a realizar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Ao todo serão oito sessões, a decorrer do dia 21 até 11 de abril, das 18 às 20 horas.

Botânica e ecologia, pintura de género, contos populares, música, cinema, são alguns dos temas do universo da coleção Raiz Fasciculada, curso breve do Museu da Cidade. O programa alarga-se a oito sessões orientadas por alguns dos autores destes fascículos, disponíveis nas bibliotecas e cujo processo de trabalho está também em exposição no Gabinete Gráfico da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

As sessões serão orientadas por Tomás Cunha Ferreira, Alexandra Balona, João Sousa Cardoso, Joaquim Moreno, António Fontinha, Marta Bernardes, Pedro Bandeira e Jorge Leandro Rosa.

As inscrições têm um custo total de 25 euros ou 12,5 euros para utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais e cartão Porto. A inscrição por sessão terá de ser feita até quarta-feira antes da sessão, com um custo de cinco euros ou três para utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais do Porto e cartão Porto. As inscrições são limitadas à lotação do auditório.

Consulte toda a programação. As inscrições são feitas aqui ou através do e-mail bmp@cm-porto.pt.

Resgate na Casa do Infante

Ainda na programação geral do Museu da Cidade destaque nesta quinta-feira, na Casa do Infante, para mais uma edição, a segunda, de Resgate. Em análise, a partir das 15,30 horas, vai estar “São Pantaleão e a arca desaparecida da catedral”.

Reza a história que, no final da Idade Média, aportou, em Miragaia, uma nave com as relíquias de São Pantaleão da Nicodémia. Este ganha importância no velho burgo e a sua veneração leva-o ao altar-mor da catedral e ao título de patrono da cidade. Chegaram a ser manufaturados três relicários para albergar tão importantes relíquias. Uma arca, revestida a prata, foi lavrar pelos monarcas portugueses e inaugurada em 1502. Só que numa noite, em 1841, a arca desapareceu da catedral...

Através do resgate da documentação das estações do Museu da Cidade é proposto aos participantes nesta atividade ampliar o entendimento das alterações experimentadas ao longo dos tempos. Acontece a cada terceira quinta-feira do mês e tem entrada gratuita, mediante inscrição para mdc.educativo@cm-porto.pt.