Sociedade

Investigação do CIIMAR é capa de revista científica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_investigacao_01.jpg

Um estudo conduzido por investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), em colaboração com a Fundacíon Medina, em Espanha, abre mais uma porta na descoberta de novos produtos naturais em actinobactérias.

O trabalho, de grande relevância para a comunidade científica, foi selecionado para a capa da mais recente edição da revista Marine Drugs, uma referência na área dos produtos naturais marinhos.

As actinobactérias são já conhecidas pela comunidade científica pela sua elevada capacidade de produzir compostos bioativos que, devidamente explorados pela biotecnologia, podem ser úteis para as mais variadas aplicações que vão desde a saúde, cosmética, indústria e a agricultura.

O trabalho "Cellulamides: A New Family of Marine-Sourced Linear Peptides from the Underexplored Cellulosimicrobium Genus" teve como principal resultado a descoberta de uma nova família de compostos naturais, as celulamidas, que são produzidas por um género de actinobactérias do qual nunca tinha sido reportado nenhum produto natural, o género Cellulosimicrobium.

O artigo agora publicado na Marine Drugs resultou do trabalho de doutoramento de Mariana Girão, estudante do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), realizado sob orientação dos investigadores do CIIMAR Fátima Carvalho, Pedro Leão e Ralph Urbatzka.