Sociedade

Jornadas convidam à reflexão sobre envelhecer numa cidade amiga das pessoas idosas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_jornadas_Porto_amigo_idosos_18.JPG

Miguel Nogueira

Estão marcadas para 16 de novembro, as "II Jornadas Porto, Cidade Amiga das Pessoas Idosas", no Centro de Congressos da Alfândega. A iniciativa pretende ser um espaço privilegiado de reflexão sobre o tema do envelhecimento, partilha de boas práticas nacionais e internacionais e servirá para a apresentação oficial do Plano de Ação 2023-2025 sobre esta temática.

O plano responderá aos desafios do rápido envelhecimento da população, através do desenvolvimento de um ambiente urbano (físico e relacional) que permita às pessoas idosas uma participação efetiva na vida da cidade, independentemente da sua idade.

Vão estar em foco temáticas como práticas de referência na Rede Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, Porto enquanto cidade para todas as idades, a apresentação do Plano de Ação 2023-2025 "Porto, Cidade Amiga das Pessoas Idosas" e de vários projetos desenvolvidos neste âmbito.

Para além das intervenções previstas do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, do painel de convidados fazem parte Artur Santos Silva, membro do Conselho de Curadores da Fundação "La Caixa", Constança Paul, professora catedrática de Psicologia no ICBAS-UP, Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Germano Silva, historiador e jornalista, entre outros.

As jornadas são de entrada livre, mediante inscrição prévia disponível online.