Sociedade

Jornal de Notícias festeja 136 anos cheio de esperança no futuro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Jornal de Notícias assinalou, este domingo, 136 anos de existência. Sob o mote "JN somos liberdade", a Casa da Música acolheu as diversas iniciativas integradas na programação de passagem de mais um aniversário do único diário nacional feito a partir do Porto e que, ao longo do último ano, sofreu algumas vicissitudes.

Numa mensagem publicada na edição de aniversário, este domingo, o presidente da Câmara Municipal do Porto destacou que "o JN tem sabido resistir às transformações da sociedade e dos media, em boa medida por que dá voz à comunidade onde se insere".

"Não há muitos jornais no mundo que continuem a revelar, mais de um século depois, pertinência informativa e utilidade social. O seu jornalismo de proximidade, profundamente interclassista, é uma garantia de liberdade e pluralidade informativas", acrescentou Rui Moreira.

gco_aniversario_jn_2024_06.jpg

Na Casa da Música decorreram, ao longo deste domingo, alguns debates – "Desafios à Liberdade de Imprensa" e "Os Media no seu Labirinto" -, uma experiência holográfica, a apresentação de uma tela gigante ("JN Somos Liberdade") e do hino do jornal diário, com as presenças de José Cid, Paulo Praça e Jorge Costa. Estas iniciativas, incluindo um almoço, contaram com as presenças do vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, em representação do presidente da autarquia, e de Vasco Ribeiro, chefe de gabinete de Rui Moreira.

O encerramento das comemorações foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e teve ainda um momento musical, a cargo de Pedro Abrunhosa.