Educação

Jovens empreendedores brilham na apresentação de projetos inovadores e sustentáveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Centenas de jovens empreendedores apresentaram os seus projetos inovadores na XVII Competição Nacional A Empresa, organizada pela Junior Achievement Portugal (JAP). Pelo terceiro ano consecutivo, a competição contou com o apoio da Câmara do Porto, que foi representada pelo vereador da Educação, Fernando Paulo.

O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota acolheu a competição que reuniu 130 jovens empreendedores, os seus professores, parceiros empresariais e voluntários, numa mostra de ideias de negócio inovadores e sustentáveis.

Para Fernando Paulo “trata-se de um programa incrível que mobiliza os jovens estudantes ao longo do ano letivo a desenvolverem projetos de empreendedorismo e inovação social que proporciona um encontro de criação de saber e de conhecimento, de inovação transformada em miniempresas sustentáveis que contribuirão para a qualidade de vida das pessoas".

O vereador realçou ainda que "a competição nacional é um espaço de entusiasmo, de luz, de força, de valores, de irreverência, alegria e esperança”.

As 26 equipas concorrentes foram selecionadas entre mais de seis mil alunos do programa A Empresa, todos eles estudantes do ensino secundário dos 18 distritos de Portugal, que arriscaram criar e gerir um projeto empreendedor focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na fase final da competição, os jovens apresentaram as suas ideias de negócio em formato de exposição com protótipo, tendo defendido os projetos em entrevistas conduzidas por um painel de jurados em representação de associados e parceiros da JAP: Boyden, Cofidis, EDP, Galp, Grupo Amorim, IE University, Intelcia, KPMG Portugal, Manpowergroup, Metlife, REN, Somincor, Sonae, Unicre e Whitestar/Norfin.

A miniempresa “Bfore” foi a grande vencedora da XVII Competição Nacional A Empresa e vai representar Portugal no Gen-E 2024.

Esponja de banho que deteta cancro

A equipa da Escola Secundária Pedro Nunes idealizou uma solução inovadora para detetar precocemente o cancro da mama, através de uma esponja de banho com sensor incorporado que deteta hormonas alteradas associadas a este tipo de cancro. A “Bfore” obteve as pontuações mais altas nas fases da competição e nas áreas de avaliação pelo júri principal.

Além de lutarem pelo prémio nacional, as miniempresas competiram pela oportunidade de representar Portugal no Gen-E 2024, o maior festival de empreendedorismo da Europa que, este ano, irá decorrer em Catânia, na Itália, de 2 a 4 de julho, e que vai reunir mais de 800 de jovens empreendedores.

As miniempresas vencedoras dos Prémios Assinatura, que recompensaram áreas específicas de excelência como inovação, impacto, prontidão de acesso ao mercado, sustentabilidade financeira e transformação tecnológica, foram as seguintes:

  • “Bfore” (Escola Secundária Pedro Nunes) – Prémio “Inovação” (Sonae)
  • “HolCap” (Colégio Marista de Carcavelos) – Prémio “Business” (EDP)
  • “SEEA” (Colégio Marista de Carcavelos) – Prémio “Impacto” (Cofidis)
  • “BabySafe” (Colégio Campo de Flores) – Prémio “Power Tech” (ManpowerGroup)
  • “Fruttisense” (Colégio Novo da Maia) – Prémio “Ready to Go” (Intelcia)

O jovem vencedor do prémio “Melhor Aluno JAP 2024”, que recompensa o aluno que mais se destaca entre todos os finalistas, foi entregue a Tomás Fernandes Rafael, do Colégio Marista de Lisboa.

A XVII Competição Nacional contou ainda com a atuação de Carolina Deslandes.