Cultura

Kitty Furtado escolhe Duo Ouro Negro para audição na Fonoteca Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_escuta_activa.jpg

DR

Todos os meses, a Fonoteca Municipal do Porto convida uma personalidade da vida cultural nacional a selecionar um disco da coleção para uma sessão de Escuta Ativa. Em maio, a anfitriã será Ana Cristina Pereira, também conhecida por Kitty Furtado, num encontro que acontece no dia 25, às 11 horas.

Crítica cultural, doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho, Kitty Furtado tem promovido a discussão pública em torno da Memória Cultural, do Racismo e das Reparações. Para esta sessão da Fonoteca Municipal escolheu o álbum “Mulowa Afrika” do Duo Ouro Negro.

Antecedendo o histórico "Blackground", o disco é o primeiro álbum de originais da dupla nascida em Angola, em meados dos anos 1950, pelas mãos de Raul Indipwo e Milo MacMahon.

A escolha deste registo parte do interesse pela ideia de uma espécie de "tropicália", que acabaria por servir para a divulgação da música de raízes africanas em todo o mundo, mas que foi produzido pelas condições históricas específicas do colonialismo português.

A entrada na sessão é gratuita e não pressupõe reserva.