Cultura

(LA)HORDE: A estética pós-punk e a dança pós-internet de regresso ao Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

bs_la_horde.jpg

Blandine Soulage

O espetáculo "Age of Content", de (LA)HORDE/Ballet National de Marseille, chega, pela primeira vez, a Portugal, nesta sexta-feira e sábado, dias 14 e 15 de junho. Apresentada no Rivoli, a interpretação é uma exploração da fronteira cada vez mais ténue entre a vida real e a virtual.

Na sua mais recente criação para o Ballet National de Marseille, o coletivo francês (LA)HORDE procura entrelaçar a vida real e a virtual.

O grupo parte da estética da Internet e utiliza elementos de personagens, de videojogos e de danças do Tik Tok para demonstrar que, nesta era de conteúdos e de superabundância, as fronteiras são mais porosas do que aparentam.

Em palco, 16 intérpretes exploram diferentes estilos de dança com influências do mundo virtual.

Fazendo uso de filtros do Instagram, danças do Tik Tok e acrobacias de filmes de ação, os bailarinos encontram-se num metaverso alternativo, confrontando-se com versões artificiais de si mesmos.

Num cenário que tanto parece um armazém industrial como uma falésia, são abordadas questões sociais como racismo, sexualidade e o poder através da dança.

O jumpstyle, ao som de techno hardcore, e outros movimentos de dança presentes em redes sociais, como o twerking, a comédia musical e o voguing, também são explorados.

Pela primeira vez, o espetáculo é apresentado em Portugal. Primeiro nesta sexta-feira, dia 14 de junho, e depois sábado, dia 15, às 19h30, no Teatro Rivoli.

Toda a programação do Tetro Municipal do Porto pode ser consultada aqui.