Educação

Licenciatura em Bioinformática reforça oferta da Universidade do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_universidade_porto.jpg

Filipa Brito

Termina a 7 de agosto a primeira fase do concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. No próximo ano letivo, a Universidade do Porto tem lugar para 4.684 alunos que ali queiram estudar. A oferta atinge um novo máximo no que diz respeito ao número de cursos: 51 licenciaturas – entre elas o novo curso de Bioinformática, uma parceria das faculdades de Ciências e Farmácia e do Instituto Superior de Ciências Biomédicas Abel Salazar – e seis mestrados integrados.

Assim, em 2023/2024, a instituição portuense disponibiliza o segundo maior número de vagas de sempre quando, no ano anterior, já havia aberto 4.700 vagas. Entre os lugares a que os alunos se podem candidatar está o novo curso em Bioinformática, que abre com 25 vagas.

A nova licenciatura está abrangida pelo Programa de Formação Multidisciplinar da Universidade, que também inclui as formações em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Engenharia Agronómica, Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada, as últimas quatro criadas no ano anterior. Os estudantes terão acesso a bolsas de estudo e de mérito financiadas ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência.

O reforço de vaga para estudar na Universidade do Porto é protagonizado pelos cursos de:

  • Matemática Aplicada (mais 15 vagas, passando para 55);
  • Engenharia Mecânica (dez novas vagas, num total de 210);
  • Línguas e Relações Internacionais (mais dez vagas, 76 no total);
  • Línguas Aplicadas (mais oito, num total de 60);
  • Bioengenharia (mais seis vagas, 98 no total);
  • Engenharia e Gestão Industrial (mais quatro vagas, 111 no total);
  • Medicina Veterinária (mais duas vagas, 63 no total);
  • Engenharia Informática e Computação (mais uma vaga, 284 total);
  • Medicina Dentária (mais uma vaga, para um total de 66).

Mais de um quarto do total de lugares disponíveis são detidos pelos cursos da Faculdade de Engenharia: 1.198 no total.

Já o Instituto Politécnico do Porto é a instituição nacional que apresenta o maior crescimento no número de vagas abertas para o 2023/24: mais 111 do que no ano anterior, assumindo albergar 3.183 novos estudantes.

Este ano, o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior terá, pela primeira vez, um contingente prioritário para estudantes carenciados economicamente, que têm 2.028 vagas reservadas, e verá alargado o contingente para candidatos emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes para a segunda fase, que decorre de 28 de agosto a 5 de setembro.

O período de candidaturas à terceira fase acontece de 22 a 25 de setembro.

Como nos anos anteriores, a Universidade do Porto dispõe de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior para retirar dúvidas e apoiar os candidatos.