Política

Líderes em Tóquio assumem compromisso conjunto por um mundo mais justo e sustentável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_sushi_tech_tokyo_city_leaders_program_2024_02.jpg

DR

Unidos na vontade de "proteger e melhorar a vida dos nossos residentes", "expandir a cooperação entre cidades para sociedade mais inclusivas e justas", "construir cidades seguras" e "promover medidas ambientais", os líderes de várias cidades de todo o mundo, incluindo o Porto, firmaram, em Tóquio, no Japão, o "SusHi Tech Tokyo 2024 City Leaders Program Communiqué".

O documento surge em sequência das principais conclusões retiradas das várias sessões que compuseram a conferência internacional, sob o tema "Um futuro melhor através da inovação para um mundo justo e sustentável", e onde o presidente da Câmara do Porto levou o exemplo da cidade no que ao investimento na Cultura diz respeito.

"O século XXI é denominado 'a era das cidades', com estas na linha da frente da resposta a desafios como a crise climática, os desastres naturais, a preparação para pandemias futuras e o estabelecimento do respeito pela diversidade", consideram os signatários.

O compromisso é para que "cooperemos uns com os outros, combinemos o nosso conhecimento e experiência coletivos e tomemos ações concretas".

Os vários líderes assumiram uma missão comum de "facilitar intercâmbios contínuos", "aprofundar a cooperação intermunicipal", assim como de "aproveitar a experiência de diversos intervenientes sociais, como as startups", tudo em prol de uma maior sustentabilidade para as cidades.

Entre as medidas assumidas estão a promoção do bem-estar, o empoderamento das mulheres, o eliminar de barreiras, a construção de redes seguras que combatam o isolamento dos mais vulneráveis, a promoção de mais habitação, a transição para a economia circular ou a redução da emissão de gases com efeito de estufa.