Cultura

Livraria Lello celebra 118 anos e anuncia a criação de uma fundação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_visita_livraria_lello_01.jpg

Filipa Brito

A livraria Lello celebra, este sábado, 118 anos, com a apresentação da Fundação Livraria Lello, uma exposição e novas montras dedicadas ao universo de Pessoa.

As portas vão abrir ao público, um pouco mais tarde que o habitual, pelas 12h30, mas com entrada livre e oferta de livros aos 118 primeiros leitores.

Sob o mote "É a Hora!" – último verso d’ A Mensagem, de Fernando Pessoa, a livraria vai anunciar o seu programa para 2024, parte dele centrado no propósito de contribuir para alterar as estatísticas relativas à leitura em Portugal. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e Eurostat, cerca de 60% dos portugueses não leram um único livro em 2022, 65,7% demonstra falta de interesse na leitura e 63,8% não visitou qualquer local cultural em 2022. Portugal foi o quarto país da União Europeia que menos investiu em serviços culturais.

Em cerimónia privada, será apresentada a Fundação Livraria Lello e apresentados os novos escritórios da Lello e de outros projetos do Lionesa Group, que se situarão num edifício histórico da Rua das Galerias de Paris, e cujo projeto de arquitetura terá assinatura de Nuno Valentim, autor da requalificação do Mercado do Bolhão. Com este novo edifício, os atuais escritórios ficarão devolutos de modo a iniciar a obra do novo espaço cultural da livraria, um projeto com assinatura de Álvaro Siza.

A celebração do aniversário será também o momento para inaugurar uma exposição relacionada com o universo de Fernando Pessoa, que contará com edições de livro e opúsculos editados em vida pelo autor, livros publicados postumamente e livros da biblioteca pessoal de Fernando Pessoa. A exposição foi desenvolvida em parceria com a Casa Fernando Pessoa.

O aniversário é celebrado numa cerimónia privada e conta com a participação da fadista Carminho, que interpretará duas músicas ligadas à vida e obra de Fernando Pessoa.