Sociedade

Livro com as melhores fotos da agência Lusa em 2021 foi apresentado no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Instantâneos icónicos ou registos do quotidiano, são milhares as fotografias que, todos os anos, os fotógrafos da agência Lusa produzem, documentando o dia-a-dia do país e do mundo. O livro “Anuário Lusa 2021” reúne uma seleção dessas imagens memoráveis.

Numa sessão que decorreu ao final da tarde de quinta-feira, no Centro Português de Fotografia (CPF), foi apresentada a publicação que pretende ser “um retrato desses instantes de 365 dias na vida do país”. As imagens ficarão igualmente disponíveis numa exposição que estará no CPF até 6 de março.

“Em 2021, a agência retratou, em texto, foto e vídeo, um país de máscara e em pandemia de Covid-19, com milhares de infetados e centenas de mortos, num ‘para-arranca’ de medidas restritivas e confinamentos que só o êxito da vacinação travou. Portugal foi a votos duas vezes, nas presidenciais que reelegeram Marcelo Rebelo de Sousa e nas autárquicas ganhas pelo PS. No fim do ano, o ‘chumbo’ do Orçamento do Estado, com os votos da direita e da esquerda, ditou mais umas eleições, legislativas, em janeiro. Lá fora, nuns Jogos Olímpicos sem público, no Japão, os portugueses ganharam ouro, prata e bronze”, resume a organização da mostra.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esteve presente na apresentação do “Anuário Lusa 2021”, tendo sublinhado a importância do trabalho da agência noticiosa para a cidade: “A Lusa é ainda mais importante no Porto porque não temos a cobertura noticiosa de Lisboa. Muitas vezes, se não fosse a Lusa, havia coisas que ficariam perdidas.”

“Não fora a Lusa, e muitas das atividades, das posições, das controvérsias que ocorrem à volta da governação do município, mas também à volta daquilo que se passa na cidade, tudo ficaria no mais profundo mistério”, acrescentou o autarca, salientando que “num tempo em que as parcerias público privadas são diabolizadas é bom recordar que a Lusa é uma PPP.”

O presidente do conselho de administração, Joaquim Carreira, citou as 56 mil fotografias que foram o ponto de partida para a execução da obra sobre 2021, que reúne 216 imagens. Trata-se de “um produto para reflexão e análise”, notou.

A apresentação contou ainda com a intervenção de Zita Seabra, diretora e fundadora da Alêtheia Editores, chancela responsável pela publicação.

Também estiveram presentes na sessão o presidente honorário do BPI, Artur Santos Silva, os presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e do conselho de administração do Hospital de São João, Fernando Araújo, entre outros.