Sociedade

Livro dedicado à obra de Fernando Távora lançado na Faculdade de Arquitetura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_FAUP_02.jpg

Filipa Brito

Esta terça-feira, às 18h30, é apresentado, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), o primeiro volume de "Fernando Távora: As Raízes e os Frutos 1937-2001", com investigação, coordenação e notas de Manuel Mendes.

A sessão contará com as intervenções de um arquiteto, Domingos Tavares, uma historiadora, Raquel Henriques da Silva, e de um filósofo, Paulo Pires do Vale, bem como de Manuel Mendes, da presidente da Fundação Marques da Silva, a quem cabe a edição deste projeto, Fátima Vieira, e da vice-presidente da FAUP, Teresa Calix.

"'Fernando Távora: As Raízes e os Frutos 1937-2001' aborda o mundo de Fernando Távora, na rede das suas várias dimensões", refere o coordenador da obra, Manuel Mendes.

O primeiro volume, "Caminhos da arquitectura . Arquitectura e circunstância 1937-1947" considera "as múltiplas iniciativas e estudos que, em tempo de identificação da vocação mais do que da procura de uma originalidade, o jovem Fernando Távora empreende na ânsia de respostas à pergunta – Porquê uma arquitectura diferente? A nova arquitectura não se formará em duas ou três gerações, como supõem os que supõem ter criado um estilo português. Chegar ao homem que não é máquina de calcular nem existência sem controle", acrescenta Manuel Mendes.