Desporto

Mais de 11 mil atletas com prática desportiva assegurada pelo Município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Assim que terminarem as férias, cerca de 11.300 atletas já sabem que têm garantida a possibilidade de prosseguirem a prática desportiva. O compromisso do Município do Porto foi, novamente, confirmado com a assinatura dos Contratos de Desenvolvimento Desportivo com 19 clubes e associações, que garantem o pagamento integral das inscrições. O investimento na prática desportiva ascende, este ano, aos 300 mil euros, um reforço contínuo que se reflete no número de atletas, modalidades e clubes abrangidos.

“O Porto vê o desporto de formação como uma aposta no futuro e este programa é a garantia de que não é por falta de apoio financeiro que alguém deixará de dedicar-se a uma modalidade ou pôr em causa os objetivos e resultados desportivos”, garantiu o presidente da Câmara, na cerimónia que teve lugar, na tarde desta quarta-feira, nos Paços do Concelho, e que contou com a presença vereadora do Desporto, Catarina Araújo.

Rui Moreira afirma que estes contratos servem o propósito de “criar oportunidades iguais no acesso e desenvolvimento de competências, assim como das condições desportivas dos atletas”.

nmc_contratos_associacoes_desportivas_2024_05.jpg

Certo de que “o desporto de formação tem um papel basilar na estruturação pessoal, social, educativa e desportiva de centenas de jovens”, o presidente da Câmara sublinha a promoção de “valores como a solidariedade, o trabalho em equipa, o respeito pelo próximo e a disciplina”.

“Incentiva e apoiar o desporto” foram sempre “uma prioridade” do Município, algo que, para Rui Moreira, “significa respeitar o presente e construir alicerces para o futuro”. “Na cidade do Porto, olhamos para o desporto como uma aposta, em nome da saúde, da inclusão, da igualdade”, concluiu.

nmc_contratos_associacoes_desportivas_2024_21.jpg

31 modalidades apoiadas em apoio reforçado contínuo

Na época 2024-2025, o programa de Desenvolvimento Desportivo continua a abranger todos os escalões de formação (masculinos, femininos e desporto adaptado), com a aposta no desporto feminino a incluir, igualmente, atletas seniores e veteranas.

No total, serão apoiadas 31 modalidades, incluindo de desporto adaptado, sendo que, no caso do futebol, cada clube terá direito à inscrição de dez atletas bolseiros. O pagamento das inscrições de cerca de 11.300 atletas representa um acréscimo de 25% face ao ano passado.

Nos últimos dois anos, mais de 16 mil atletas de formação beneficiaram do programa de Desenvolvimento Desportivo.