Urbanismo

Mais de 700 pessoas participaram da primeira edição do "Porto de Arquitetura"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_visita_projeto_hoso_01.jpg

Andreia Merca

Ao longo dos últimos seis meses (de fevereiro a julho), mais de 700 pessoas participaram na primeira edição do "Porto de Arquitetura", iniciativa desenvolvida pelo Município do Porto e Casa da Arquitectura. Um ciclo de visitas, gratuitas e abertas ao público, a oito edifícios representativos da mais recente arquitetura contemporânea portuense.

Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e Quinta do Mitra, M.Ou.Co Hotel, sede da GO Porto e Porto Ambiente, Escola Secundária Alexandre Herculano, casas Dona Leonor, Residência Dom Pedro Quinto e Hoso – BigCity Porto Asprela foram alguns dos locais integrados na primeira edição desta iniciativa, que colocou arquitetos e portuenses a debaterem questões transversais à sociedade. O evento chegou ao fim com uma visita à Universidade Lusíada.

Todas as visitas tiveram a presença dos arquitetos responsáveis pelos diferentes projetos, alguns deles de reabilitação total, como foi o caso da "Alexandre Herculano". Para além das visitas, o programa contemplou também conversas subordinadas a temas da área da arquitetura.

O vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, esteve presente em todas as visitas. Na Universidade Lusíada manifestou o agrado pelo sucesso desta iniciativa e anunciou a vontade e expetativa de desenvolver uma segunda edição.