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Marca Porto. viaja até à Coreia do Sul para fórum mundial de cidades

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Uma cidade histórica, monumental e contemporânea e, ao mesmo tempo, cosmopolita, cultural e carismática encontrou todas as suas caraterísticas numa única e muito concreta ideia. Nascida em 2014, e já enraizada na identidade dos portuenses, a marca Porto. viajou até à Coreia do Sul como exemplo de estratégia. A primeira edição do World City Brand Forum decorreu em Busan e contou com a participação de especialistas também do Japão, Singapura, Suíça e Alemanha.

Em representação do Município do Porto, o departamento de Comunicação e Promoção sublinhou como antes da criação da marca nunca a cidade se havia visto refletida num design gráfico. Para lá do design, da autoria do Studio Eduardo Aires, a marca Porto. vem vivendo de campanhas emocionais de marketing, direcionadas à população e a quem visita a cidade, reconhecendo a necessidade de segmentar o público-alvo conforme os eventos.

Quem assistiu ao painel “Trend and Marketing of Global City Brands” compreendeu que a estratégia da marca vai além do logo resoluto: a conexão emocional fortalece com o conjunto de ícones ligados à memória visual do Porto, mas também com iconografia comum da vida na cidade como o coração, a árvore ou mesmo uma bicicleta, remetendo para o típico azulejo, que permite o crescimento infinito de referências.

Na Coreia do Sul, o Município reconheceu como “posicionar uma cidade na mente das pessoas traz receitas efetivas, começando pelo investimento empresarial, turismo ou reabilitação urbana para regenerar o património construído”. “Acima de tudo, city branding tem a ver com os sentimentos das pessoas”, assegura. E “enquanto a marca Porto criar laços emocionais e fortes, estará aqui para ficar”.

O presidente de Busan sublinha que “que estamos a viver na era da marca das cidades”. “À medida que a era global entra em pleno andamento”, acredita Park Heong-joon, “a marca da cidade tornou-se uma tarefa essencial para garantir o desenvolvimento sustentável das cidades e aumentar a sua competitividade”.

Recorde-se que a marca Porto. já foi distinguida pelos prémios norte-americanos Graphics, pelos britânicos D&AD, e venceu como “Best of Show” e “Best Brand Implementation” nos European Design Awards.