Cultura

Maria Filomena Molder e António Preto partilham o prazer de ler Agustina

  • Notícia

    Notícia

DR_Clube_Leitores_Agustina_BMAG_01.JPG

DR

O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe na tarde deste sábado, às 17h00, a quarta sessão do ciclo “Leitores de Agustina”, com a presença de dois especialistas e admiradores da obra da escritora. Maria Filomena Molder e António Preto convidam a ler a obra de Agustina Bessa-Luís, numa conversa moderada pela jornalista Inês Fonseca Santos.

A filósofa e professora Maria Filomena Molder apresenta o livro Um Bicho da terra, no qual Agustina narra a vida tumultuosa de Uriel da Costa, judeu converso do Porto do século XVI, que numa época de grande conflitualidade religiosa na Europa, progride no caminho da razão até à excomunhão e ao sacrifício da própria vida.

António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, apresenta o livro Party – A Casa, de que é prefaciador na recente edição da obra. Agustina escreveu os diálogos de Party em 1996, após um período de forte tensão com Manoel de Oliveira, e o argumento daria origem a um dos filmes do realizador, cuja unidade e consistência a autora elogiaria.

A entrada é livre, sujeita à capacidade do auditório, e os livros de Agustina estarão em destaque e disponíveis para empréstimo para todos os leitores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto e portadores do cartão Porto.

O ciclo de conversas “Leitores de Agustina” convida personalidades de diferentes áreas a falar da sua relação com a autora e a apresentarem um dos seus livros favoritos. Integrado nas comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, tem periodicidade mensal e prolonga-se até abril.