Desporto

Meeting Internacional do Porto volta a Campanhã com olhos postos em Paris

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_meeting_internacional_de_natacao_2023_01.jpg

Guilherme Costa Oliveira

É já este fim de semana, dias 8 e 9 de junho, que o Meeting Internacional do Porto volta à Piscina de Campanhã, com números que confirmam a sua relevância na modalidade: 458 atletas inscritos – entre os quais seis com estatuto olímpico –, em representação de 62 clubes, de oito países.

Chipre, Escócia, Estados Unidos da América, Irlanda do Norte, Líbano, Suíça, Venezuela e, claro, Portugal são as nações representadas nesta 39.ª edição do evento homologado pela Liga Europeia de Natação.

Organizado pela Associação de Natação do Norte do Portugal (ANNP) com o apoio da empresa municipal Ágora e do Futebol Clube do Porto, o encontro volta a reunir um conjunto de provas individuais e de estafeta.

As eliminatórias de diferentes categorias disputam-se a partir das 9 horas e as finais começam às 16h30, com um novo atrativo no programa: a possibilidade de obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Em prova estarão, inclusive, seis nadadores já com participações olímpicas no currículo: Ana Catarina Monteiro (do Clube Fluvial Vilacondense), Ana Pinho Rodrigues (da Escola Desportiva de Viana), Diana Durães (do Sport Lisboa e Benfica), Gabriel Lopes (Louzan Natação) e ainda o venezuelano Alberto Mestre e o ucraniano Andrii Govorov, recordista mundial dos 50 metros mariposa, atualmente a representar o Vitória Sport Clube. O emblema vimaranense traz ao Porto também João Costa, atleta que apresenta já tempos mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Como é habitual, o público terá acesso gratuito durante todo o fim de semana e poderá também acompanhar as provas em direto, por streaming, nas redes da ANNP.

Fundada em 1920, a associação nortenha é a maior do género em Portugal, englobando 33 clubes dos distritos do Porto, Braga e Aveiro.