Cultura

Mini Oásis: Batalha com programa de verão para os mais novos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_mini_oasis_batalha_01.JPG

DR

De 12 a 14 de julho, o Batalha Centro de Cinema apresenta “Mini Oásis”, um programa de verão pensado para toda a família, especialmente para os espectadores mais novos. Durante três dias, às 15h15, será apresentada uma seleção de filmes com a praia, o sol e o calor como pano de fundo.

O programa abre na quarta-feira, 12 de julho, com curtas-metragens de Guillaume Lorin, Firas Khoury e Stella Serefoglou.

"Vanille" acompanha uma criança parisiense, forçada a passar as férias com a sua família da ilha de Guadalupe, que acaba por embarcar numa aventura épica e exótica, repleta de magia e personagens pitorescas, numa reflexão sobre a importância de descobrirmos as nossas raízes. Em "As Pernas de Maradona" viajamos até à Palestina, no verão quente de 1990, e descobrimos dois fãs incondicionais de futebol que partem à procura das tão cobiçadas pernas do homem da “mão de Deus”. No último filme, "O Voo do Pinguim", Ellie, na sombra solitária do verão, descobre o seu lugar no mundo e como, por vezes, estar só pode ser enriquecedor.

Na quinta-feira, "O Meu Extraordinário Verão com Tess" conta a história de Sam, de 10 anos, e Tess, uma peculiar rapariga mais velha que carrega um segredo. Baseado no livro de Anna Woltz, o filme, distinguido no Festival de Berlim, reflete sobre o desejo de autossuficiência face à necessidade de convívio e a vontade de controlar o destino e as emoções perante as transformações inevitáveis da adolescência.

A sessão "Até ao Mar" apresenta, na sexta-feira, "Campo à Beira-mar", de André Ruivo, uma divertida animação sobre o movimento para o litoral em pleno verão português, "Acera ou o Baile das Bruxas" e "A Vida Amorosa do Polvo", dois fascinantes documentários da dupla Jean Painlevé e Geneviève Hamon sobre as criaturas marítimas, e "Cinco Minutos até ao Mar", da cineasta arménia Natalia Mirzoyan, que retrata a natureza efêmera de um dia de verão e dos momentos memoráveis da infância.

Será ainda exibida a curta-metragem "Uma Vida Difícil", desenvolvida no Batalha pelos participantes da oficina de animação orientada por Abi Feijó e Iolanda Pinheiro durante as férias da Páscoa.

Depois da sessão, e para celebrar o encerramento do "Mini Oásis", os mais novos são convidados a dançar ao som do Dj Set de MVRIA e com ela aprenderem a mexer nos pratos e a partilharem as suas escolhas musicais.

A festa de encerramento tem início às 16h00, com entrada livre.