Educação

Município apoiou participação de alunos na Universidade Júnior

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_mostra_nacional_ciencia_2023_34.JPG

Filipa Brito

O Município do Porto tem vindo a apoiar consecutivamente a Universidade Júnior, projeto de divulgação científica criado pela Universidade do Porto com programas desenhados para os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário.

Desde 2007 e até este ano, o Município apoiou com cerca de 64 700 euros, possibilitando a participação de alunos em situação de carência económica das escolas públicas da cidade, através da comparticipação do custo da propina. No total foram mais de 860 alunos a usufruir desta oportunidade de verão, sendo que, este ano, frequentaram o programa 119 estudantes provenientes dos diversos graus de ensino.

Na prática, a autarquia inscreve os alunos indicados pelos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, que são selecionados de entre aqueles que beneficiam de ação social escolar, e manifestam interesse e comprometem-se a frequentar a atividade com assiduidade.

As inscrições são distribuídas equitativamente pelas instituições de ensino, de acordo com o número de níveis de ensino lecionados e, ainda, por 14 instituições de acolhimento de crianças e jovens.

À semelhança das edições anteriores, a 17.ª edição da Universidade Júnior organizou programas semanais em diversas áreas do conhecimento e abriu as portas das salas de aula e laboratórios da Universidade do Porto durante o verão (programação decorre até à primeira semana de setembro) a mais de 6.000 alunos do ensino básico e secundário (do 5.º ao 11.º ano de escolaridade). Ofereceu mais de 130 atividades, que decorreram nas 14 faculdades da U.Porto e num conjunto alargado de entidades parceiras.