Desporto

Município aumenta apoio ao desporto de formação e feminino para nova época desportiva

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Esta quarta-feira foram assinados, nos Paços do Concelho, os Contratos de Desenvolvimento Desportivo, numa cerimónia presidida pela vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, e na qual marcaram presença as associações e federações desportivas da cidade.

Seguindo o modelo adotado em 2021 e 2022, este programa de desenvolvimento desportivo é o compromisso renovado do Município do Porto com o desporto de formação (de base) e com o incentivo e a dinamização do desporto jovem, através da antecipação do pagamento integral das inscrições dos atletas, através da celebração destes contratos.

Mas 2023 traz uma novidade. Além de abranger todos os escalões de formação (masculinos, femininos e desporto adaptado), este programa foi alargado, pela primeira vez, a todos os escalões femininos (incluindo seniores). Trata-se de "mais um passo na reafirmação do município na promoção e criação de oportunidades iguais de acesso e desenvolvimento de competências e condições desportivas" para a prática desportiva dos atletas, adiantou Catarina Araújo.

Maior investimento municipal nos últimos anos

Em 2022, o investimento municipal foi de quase 163 mil euros. Para a próxima época desportiva, de 2023-2024, a verba foi reforçada para 250 mil euros, o que corresponde "a um aumento substancial que se reflete também no número de contratos, atletas e clubes abrangidos". A Câmara do Porto vai assim pagar a inscrição a, aproximadamente, nove mil desportistas de formação (dos escalões masculino, feminino e desporto adaptado) e a todas as atletas dos escalões femininos, um acréscimo previsto de 15% face ao ano passado.

Este apoio municipal foi igualmente reforçado e alargado a novas modalidades, incluindo as associações e federações que regem o badminton, o hóquei em campo, o ténis de mesa e o remo.

A vereadora da Juventude e Desporto assegurou que a prática desportiva, informal, de formação ou na sua vertente competitiva, "continua, e continuará, a ser um eixo prioritário de intervenção direta do município", lembrando o apoio e a implementação de programas desportivos, a criação de novos equipamentos, requalificação das infraestruturas e o apoio à realização de eventos de dimensão nacional e internacional, reveladores "da crescente competitividade e êxito dos atletas da nossa cidade".

Para a próxima época desportiva serão apoiadas as seguintes entidades: Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI), Associação Natação do Norte de Portugal (ANNP), Associação Atletismo do Porto, Associação de Andebol do Porto, Associação de Badmington do Norte, Associação de Basquetebol do Porto, Associação de Futebol do Porto, Associação de Ginástica do Norte, Associação de Judo do Distrito do Porto, Associação de Patinagem do Porto, Associação de Rugby do Norte, Associação de Ténis de Mesa do Porto, Associação de Ténis do Porto, Associação de Voleibol do Porto, Associação Portugal Taekwondo Norte e as federações portuguesas de Esgrima, Hóquei, Tiro com Arco, Equestre e Remo.

As modalidades abrangidas são o atletismo, andebol, badminton, basquetebol, esgrima, futebol, ginástica, judo, natação, patinagem, rugby, ténis de mesa, ténis, voleibol e taekwondo.