Urbanismo

Município avança com requalificação de quase 500 mil euros em Ramalde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa municipal Rua Direita tem uma nova obra em curso. Trata-se da reabilitação da Rua de Ramalde do Meio, que arranca nesta segunda-feira, 13 de maio, e tem um investimento de 495 mil euros.

Neste momento, a Rua de Ramalde do Meio sofre de um estacionamento abusivo, com passeios muito estreitos, desconfortáveis e inseguros para a circulação pedonal, além de deficiências em infraestruturas básicas, como o escoamento de águas pluviais.

A empreitada fará intervenções ao nível dos pavimentos, com remodelação do perfil transversal do arruamento. O objetivo é aprimorar as condições de circulação e de fruição do espaço público.

O projeto de reabilitação desta artéria inclui a instalação de redes enterradas das infraestruturas de iluminação pública, de baixa tensão (a cargo da E-Redes) e a construção de uma rede enterrada municipal de telecomunicações.

Será, também, remodelada a rede de drenagem de águas pluviais e de parte da rede de abastecimento de água. A intervenção prevê, ainda, a implementação de mobiliário urbano, como papeleiras e bancos, substituição da rede de iluminação pública por tecnologia LED e, por fim, trabalhos de âmbito paisagístico.

A cargo da GO Porto, empresa de gestão de obras do Município, a empreitada conta com um prazo de execução de 270 dias (nove meses). A previsão de conclusão das obras é de fevereiro de 2025.

O Rua Direita é um programa lançado em 2018, com um investimento global de 30 milhões de euros. A proposta da iniciativa é reabilitar, aproximadamente, 100 artérias, em diversas freguesias da cidade, caraterizadas por serem ruas degradadas, em áreas urbanas em transformação e/ou antigos caminhos rurais.