Sociedade

Município do Porto associou-se ao Dia Mundial da Pneumonia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto associou-se, no sábado, ao Dia Mundial da Pneumonia, com a iluminação, por uma hora, do Palacete Viscondes de Balsemão. Uma ação simbólica, em conjunto com a Associação de Apoio aos Doentes de Pneumonia e seus Familiares.

A partir de 2009, e sob proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS), 12 de novembro passou a ser o Dia Mundial da Pneumonia. Uma forma encontrada para consciencializar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença e o impacto desta na comunidade.

Em Portugal, as pneumonias são a principal causa de mortalidade respiratória. As principais manifestações clínicas da doença são tosse com produção de expetoração, dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios, mal-estar geral e febre.

A prevenção da doença é fundamental. Por isso, as autoridades de saúde nacionais recomendam lavar as mãos, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e vacinar. Para além da vacina da gripe há, ainda, a vacina anti-pneumocócica. É também fundamental cumprir o esquema vacinal nos primeiros 15 meses de vida.